Pages

Sérgio Macedo


 Sérgio Macedo

Sérgio Macedo nasceu no dia 8 de abril de 1951, em Além Paraíba, Minas Gerais. Autodidata, começou a desenhar antes dos 3 anos, usando gravetos para traçar figuras no chão. Em 1954, foi morar em Juiz de Fora. Com quatro anos e meio, copiou uma página do clássico “O Último dos Moicanos”, edição em quadrinhos da Ebal.




Desde cedo, a HQ tornou-se sua linguagem e, na escola, ele enchia seus cadernos com desenhos, caricaturas e quadrinhos. Com 6 anos de idade, começou a pintar a óleo.

Em 1969, ganhou o 1° premio de desenho do salão de arte da Reitoria da Universidade de Juiz de Fora. No mesmo ano, começou a trabalhar como desenhista numa agência de publicidade e a fazer ilustrações para jornais, enquanto também fazia pinturas e gravuras e exposições.

No começo dos anos 70, já morando em São Paulo, publicou ilustrações na revista Planeta, da Editora Três, nos jornais Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e ilustrações publicitárias, inclusive a capa do Anuário de Publicidade de 1972. Por volta de 1972-73, tornou-se o primeiro autor brasileiro a publicar HQ na revista Grilo, que, até então, só publicava artistas estrangeiros. Em 1973, essa HQ, “O Karma de Gargoot”, foi publicada pelo editor Massao Ohno, tornando-se o primeiro livro de HQ brasileira existente até então. Em 1972, Sérgio fundou com um grupo de amigos o jornal underground Soma, cuja venda, nas ruas, nessa época de ditadura militar, foi uma verdadeira aventura.

Em 1974, partiu para a Europa, em busca de aventura, de novos horizontes culturais e de novas possibilidades para os quadrinhos. Publicou capas e ilustrações na revista holandesa Bres e acabou se estabelecendo na França. Publicou capas de livros, principalmente de ficção científica, e  ilustrações para revistas (Galaxie, Horizons du Fantastique, Galaxie-Bis e outras) posters, capas de discos e CDs, e HQs nas revistas Actuel, Circus, Métal Hurlant, Rock & Folk, Neutron, Horizon du Fantastique, SexBulles, Ah! Nana, BD Adultes, Pilote etc. Publicou vários álbuns de HQ na França e seus quadrinhos também foram editados pela revista Heavy Metal, que lançou dois álbuns seus de ficção científica, Psychorock e Telechamp. Suas HQs foram publicadas em revistas de vários países europeus (entre elas, a Totem, na Espanha).

Em 1982, se estabeleceu na Polinésia Francesa. Lá, ficou encantado com a beleza e a paz das ilhas e redescobriu a felicidade de viver em harmonia com a natureza, com o sol, o mar, o ar puro e os elementos naturais, se acostumou a viver o ano inteiro de short e descalço. O surf tornou-se seu esporte predileto. Depois de Bora Bora, foi morar numa ilha a 17 km de Tahiti, Moorea, onde existem algumas das melhores ondas de surf do planeta. Sérgio continua produzindo e publicando, inclusive no Tahiti, ilustrações, capas (livros, revistas e CDs) e HQs. Na Europa, seus álbuns têm traduções em 8 países diferentes e, nos EUA, seu livro Lakota : An Illustrated History, foi premiado com o Benjamin Franklin Award como a melhor obra multicultural de 1997, escolhido entre 1100 livros. Em 2007, recebeu no Brasil o troféu HQMIX, categoria Grande Mestre.

Livros Publicados:

O KARMA DE GARGOOT (Editor Massao Ohno)
FUME C'EST DU MACEDO (Kesselring Éditeur)
PSYCHOROCK (Humanoïdes Associés)
TELECHAMP (Humanoïdes Associés)
CARAÏBE (Éditions Glénat)
VOYAGE INTEMPOREL (Éditions Glénat)
ELDORADO I: LE TRÉSOR DE PAITITI (Éditions Glénat)
ELDORADO II: A LA RECHERCHE D'AGHARTA (Éditions Glénat)
LES AVENTURES DE MIKE THE BIKE & MOLLY (Éditions Neptune)
PACIFIQUE SUD I: LE MONDE TABOU (Éditions Aedena)
PACIFIQUE SUD II: LE MYSTÈRE DES ATOLLS (Éditions Aedena)
BRASIL! (Le Vaisseau D'Argent Éditeur)
HONU ITI E (CTRDP)
TE TERE O TE TUPUNA (CTRDP)
LE LÉGENDE DE TUIVAO (Éditions Des Mers Australes)
LAKOTA: AN ILLUSTRATED HISTORY (Treasure Chest Publisher)

Imagem tirada do Livro Xingu de autoria de Sergio Macedo, esta verdadeira obra-prima dos quadrinhos brasileiros e mostra as aventuras de um estrangeiro, Vic Voyage (protagonista de outros álbuns de aventura), na região do pantanal matogrossense.