Aqui você irá saber a diferença entre as especialidades médicas, em uma linguagem simples e didática, para uma fácil compreensão de todos.
A
Alergologia: Medicina especializada no tratamento das doenças alérgicas.
Anatomia patológica: Diagnostica as doenças através de exames de células e tecidos
Andrologia: Especialidade médica da saúde masculina.
Anestesiologia ou anestesista: "proporciona ausência ou alívio da dor"
Angiologia: É a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos.
C
Cardiologia: Médico especializado em doenças que envolvam o coração.
Cirurgia Geral: É a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma.
Cirurgia Cardiovascular: É a subespecialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração.
Cirurgia do Aparelho Digestivo: É um ramo da Medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.
Cirurgia Pediátrica: É a especialidade médica, ramo da cirurgia, que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças que acometem indivíduos desde o período da vida fetal até o início da idade adulta.
Cirurgia Torácica: É a especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis de abordagem cirúrgica à exceção das que acometem o coração e grandes vasos.
Cirurgia Plástica: Tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas.
D
Dermatologia: É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele.
E
Endocrinologia: É uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas.
Epidemiologia: É uma ciência que estuda quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas.
F
Fisioterapia: Pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos.
Foniatria: É uma área de atuação medicina, mais especificamente da otorrinolaringologia, que trata de distúrbios dos sons, da fonação, da emissão de sons, ou simplesmente, da fala.
G
Gastroenterologia: É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.
Geriatria: É o ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas
Gerontologia: É a ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social.
Ginecologia: Trata de doenças do sistema reprodutor feminino,útero, vagina e ovários.
H
Hematologia: Estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.
Hepatologia: É o estudo doenças relacionadas ao fígado.
I
Imunologia: É o ramo da medicina que estuda o sistema imunitário (ou imunológico).
Infectologia: É a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causada por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais.
M
Mastologia: É especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias
Medicina de Família: É uma especialidade médica caracterizada pela atenção integral à saúde e por levar em consideração a inserção do paciente na família e na comunidade
Medicina do Trabalho: É uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador.
Medicina do Tráfego: É o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca.
Medicina Intensiva: É a especialidade médica que presta suporte avançado de vida a pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital., que cuida de pacientes que estão em estado crítico.
Medicina Lega: É uma especialidade médica e Jurídica que utiliza conhecimentos técnico-científicos da Medicina para o esclarecimento de fatos de interesse da Justiça. Seu praticante é chamado de médico legista ou simplesmente legista.
Medicina Nuclear: É uma especialidade médica relacionada à Imagiologia que se ocupa das técnicas de imagem, diagnóstico e terapêutica utilizando partículas ou nuclídeos radioactivos.
N
Nefrologia: É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim.
Neonatologia: É o ramo da Pediatria que ocupa-se das crianças desde o nascimento até 28 dias de idade (quando as crianças deixam de ser nomeadas recém-nascidos e passam a ser lactantes)
Neurologia: É a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores.
O
Obstetrícia: Estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.
Oftalmologia: É um ramo da medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos
Oncologia: É a especialidade médica que estuda doenças relacionados ao câncer.
Ortopedia: É a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor.
Otorrinolaringologia: Atuação da área envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe ,laringe e cabeça e pescoço.
P
Patologia Clínica Medicina Laboratorial: É uma especialidade médica que tem por objetivo auxiliar os médicos de diversas especialidades no diagnóstico e acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, através da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos (como líquor, líquido sinovial, líquido ascítico, fluido seminal, etc.)
Pediatria: É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Pneumologia: É o estudo que se ocupa das doenças pulmonares e do trato respiratório.
Podologia: É a disciplina que estuda os pés do ponto de vista da sua anatomia e patologia.
Proctologia: Estuda as doenças do intestino grosso (colon), do reto e ânus.
Psiquiatria: É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.
R
Radiologia: É a parte da ciência que estuda órgãos ou estruturas através da utilização dos raios-x, gerando uma imagem
Reumatologia: É a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos.
S
Medicina do Sono: É uma área da saúde que estuda as funções do sono, os seus distúrbios e o impacto destes distúrbios na vida dos indivíduos.
T
Traumatologia: É a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.
U
Urologia: É uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens.
Atenção nunca tome medicamentos sem consultar o médico, pois você fazendo isso, pode causar danos a sua saúde, procure sempre um médico especializado, pois somente ele recomendará o remédio específico para seu tratamento.