Curiosidades sobre Além Paraíba!


                                                                                           

TERREMOTO EM ALÉM PARAÍBA

Segundo Museu de topografia Prof.. Laureano Ibrahim Chaffe -DEPARTAMENTO DE GEODÉSIA – UFRGS.

Em Além Paraíba aconteceu um terremoto no dia 21/02/1883 que chegou 2,6 graus escala richter.
Neste site você pode ver um arquivo sobre os terremotos no Brasil, a cidade de Além Paraíba e citada na pagina 4.

http://www.ufrgs.br/museudetopografia/Artigos/Terremotos_no_Brasil.pdf


EPIDEMIA EM ALÉM  PARAÍBA

 Quem já não ouviu falar, que aqui na cidade, onde fique Ilha do Lazareto atualmente, seria tipo um “antigo cemitério” onde foi enterrados vários corpos !

Será que isto realmente e verdade?

Sim é verdade, Além Paraíba ja teve dois surtos epidemiológicos o primeiro foi em 1892 com varíola hemorrágica onde 69 pessoas dentre crianças e idosos, faleceram com esta doença.

A segunda epidemia foi por volta 1903 na qual morreram 37 pessoas entre crianças, adultos e idosos.

E todos os corpos foram enterrados na Ilha do Lazareto, pelo alto risco de contágios das doenças.

Achei um site em inglês falando sobre os estudos realizados Instituto Oswaldo Cruz na cidade de Além Paraiba.

Além paraíba e conhecida mundialmente na area de epidemiológia devidos as estudos realizados aqui:

Site:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0074-02762004000600011&script=sci_arttext


Tradução de partes do texto                                                                     


A areia voa flebotomíneos Nyssomyia intermedia (Lutz & Neiva, 1912) e Nyssomyia neivai (Pinto, 1926) são muito próximos e podem estar envolvidos na transmissão de Leishmania spp. Ross, 1903 no Brasil. A biologia dos primeiros laboratórios criados em gerações dessas espécies, descendentes de insetos capturados em Além Paraíba (N. intermedia) e Corinto (N. neivai), no estado brasileiro de Minas Gerais, é descrito aqui. As fêmeas capturadas foram alimentados em hamsters e mantidas individualmente em vasos de criação. Temperatura ambiente e umidade relativa do ar foram mantidas a 25-26 º C e 80%, respectivamente. A produtividade da primeira geração de N. intermedia foi maior do que a de N. neivai, eo seu tempo de desenvolvimento claramente mais curto, particularmente para os segundo e terceiro instares larvares.

Nyssomyia intermedia - Campo coletados ativamente as fêmeas alimentadas em hamster e também tentou morder o homem, embora eles não foram autorizados a fazê-lo. Um total de 123 fêmeas coletados em Além Paraíba foram separados em ovipostura / câmaras de criação e 72 desses ovos (58,5%) colocadas. Uma única fêmea que não pertencia a nenhuma das duas espécies em estudo foi identificado como Nyssomyia whitmani (Antunes & Coutinho, 1939). A percentagem de fêmeas N. intermedia dos ovos era de 57,7% e de ovos chocados em todas as câmaras de criação. Trinta e nove (54,2%) das fêmeas que botaram ovos sobreviveram oviposição, mas nenhum deles tomou uma refeição de sangue segundo. O número total de ovos era 3228, uma média de 45,5 por fêmea (intervalo 12-78). A partir destes 1474 primeiro estádio (L1) larvas foram obtidas, o que representa uma taxa de eclosão de 45,7%. Um total de 1144 adultos emergiu (35,4% dos ovos e 77,6% de larvas eclodidas) em 60/72 (82,3%) das câmaras de criação onde ocorreram oviposição destes 51,5% eram fêmeas e machos 48,5% (m: F proporção entre sexos 0.94:1).






 
Design by Wordpress Theme | Templates | coupon codes