Criatividade


A criatividade é o atributo de liderança mais desejado por CEOs, ( diretor geral ou Chefe Executivo) segundo pesquisa realizada pela IBm, que ouviu mais de 1 800 CEOs de 60 países.
Apesar de valorizada, a competência é difícil de ser encontrada. De acordo com a americana creative education Foundation, crianças de até 3 anos costumam usar 98% de sua capacidade criativa, enquanto adultos acima de 30 anos costumam explorar apenas 2%. Essa diminuição expressiva está relacionada às experiências sociais da pessoa ao longo da vida — e o trabalho tem peso grande nessa queda. 

Para ser criativo, é necessário permitir que a mente navegue livremente, sem receio de que isso possa contrariar aquele conhecimento formal que temos e de parecermos errados.


Mente Aberta 

E importante  ter a mente aberta para novas ideias, pois assim você consegue manter a criatividade em alta.  Não tenha medo de expor suas idéias, experimentar e de errar.

Afinal, é a cada "teste" malsucedido que o cérebro faz novas associações e aumenta a capacidade de ter ideias e inovar. Uma grande ideia depende de incessantes tentativas de compor associações incomuns, de pensar coisas que ninguém jamais foi capaz de executar.


Atenção aos sinais de repressão

Se o processo de experimentar (e errar) é inibido, a criatividade se enfraquece. Por isso, é importante perceber, durante o trabalho ou estudo, o momento em que alguém reprime a capacidade de pensar diferente.
Quem escolhe trabalhar no mundo corporativo por exemplo, pode achar que não é exatamente uma pessoa criativa, ou que não deveria ser. Fugir da mesmice é, no entanto, algo necessário para o profissional se diferenciar, mesmo quando ele exerce uma função aparentemente burocrática.
 E engana-se quem pensa que é preciso inventar coisas absolutamente novas.
Às vezes, melhorar um pequeno processo de trabalho, com o uso de um aplicativo tecnológico gratuito, já é uma forma de inovar e explorar a criatividade. Também é possível aprender um pouco mais sobre o assunto com profissionais que atuam em áreas nas quais criatividade é a matéria-prima. Acumular repertório variado, por exemplo, aumenta a possibilidade de fazer associações, criar relações e combinar informações.
E muito importante, além de ter um conhecimento profundo em alguma área, também ser capaz de falar com propriedade de coisas muito diferentes de seu campo de atuação. Tenha voracidade por aprender coisas novas.
Éoutra dica importante para quem deseja exercitar um pouco mais o lado inventivo: procurar a motivação dentro do próprio trabalho. Trata-se de um bom caminho para começar a explorar a criatividade.

 
Design by Wordpress Theme | Templates | coupon codes